quarta-feira, 4 de maio de 2011

Violência.

A maior evolução de todos os tempos não foi somente a tecnologia, ou melhor a maior evolução de todos os tempos foi a "evolução humana". Mas creio que de uns tempos para cá o ser humano regrediu muito. O único animal com a capacidade de raciocinar não o faz e o motivo ainda não foi descoberto.

A vida no planeta Terra pode se descrita com palavras do gênero "sufocante", "angustiante", "preocupante",etc. Quanto mais estudos, pesquisas e saberes temos, mais os usamos para matar, roubar, machucar. Os humanos esquecem frequentemente que são animais, e é exatamente isso que os fazem tão violentos e tão perigosos. Usamos o nosso instinto de defesa até mesmo quando não há nenhum ataque, como fez os Estados Unidos por tanto tempo em uma 'operação' no Iraque buscando bombas nucleares que não existiam, e que nunca existiram!

Como lidar com sentimentos tão diversos? Como lidar com a sensação de um garotinho de pouco mais de 14 anos, ao ser humilhado, maltratado e espancado por seus colegas de classe? Esse mesmo garotinho cresceu, e mesmo o ser humano não tendo memória de elefante, ele voltou ao local onde tanto era humilhado e matou 12 crianças inocentes, na intenção de se defender daquelas que o machucaram tanto. Covardia? Não há duvidas. E quanto as covardias que ele sofreu quando pequeno? Isto não é uma defesa para ele, mas fomos nós que criamos monstros assim! Imagine quantos garotinhos nos dias de hoje sofrem humilhações dos colegas? E se todos crescessem e fossem se vingar?

Homens, vocês deveriam melhorar o mundo, e não digo homens no sentido sexo masculino, digo homens todos vocês que são seres humanos, homo sapiens. O que vocês fizeram com sua sabedoria toda? Tão práticos, tão sábios ao construir prédios, sistemas de segurança, carros, computadores, bombas atômicas, tanques de guerra, celulares com as mais diversas funções, máquinas que trabalham por nós, geladeira, fogão,usinas nucleares... Vocês podem usar um pouquinho a inteligência para o bem do próximo? Vocês podem um instante parar com esse desejo enlouquecido de ferir o próximo, de machucar, de ferrar, de ser mais? Seja matando, batendo, ofendendo, roubando, mentindo.

Está na hora de pararmos com essa auto-destruição, é como se a bomba que fosse destruir tudo destruisse em 3,2,... Você quer mesmo esperar o 1? Olhe para as crianças, elas são o nosso futuro, elas cuidarão de nós algum dia, o que estamos ensinando para elas? Estamos ensinando a guerra, o ódio, a ingratidão, a maldade, a pedofilia, o preconceito, a homofobia, o bullying, o desrespeito,... Até quando?

Coloque a mão na sua consciência, juntos podemos mudar. Juntos tudo funciona. Precisamos construir o nosso futuro, antes que consigamos destruir o passado, presente.